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Grudado na telinha

Domingo é o dia oficial da pipoca e de maratonar séries e filmes!

Para tornar este momento ainda mais gostoso, separamos uma seleção mega especial sobre empreendedorismo, motivação e força das mulheres. Estas indicações são xodós para nós da DOOPLA.

Então se liga:

  • GIRLBOSS

Série disponível na Netflix, baseado no livro de mesmo nome, conta a história real de Sophia Amoruso, uma jovem americana que começou a empreender através da comercialização de roupas usadas, pela internet. Ele retrata sobre o empreendedorismo de uma forma muito real e próxima de quem se aventura neste meio.

Sophia aos 22 anos estava infeliz com a vida que vinha levando e resolveu sair da sua zona de conforto. Hoje ela comanda mais de 350 funcionários e é fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, sua loja virtual que vale mais de 100 milhões de dólares.

A série retrata uma visão inovadora sobre o que é ser bem-sucedido – algo que vai muito além de reconhecimento e popularidade nas redes sociais, inovação e inquietação. Ser bem-sucedido está muito mais ligado aos seus instintos, intuições e atitudes em seguir em frente e acreditar nos seus sonhos.

Esta história é no mínimo inspiradora e de longe uma excelente recomendação para quem pensa em empreender, e gostaria de ver a verdadeira realidade por trás disso, pois ao contrário do que dizem que “quando se trabalha com o que ama você nunca mais trabalhará’’, afirmamos que isso é totalmente contrário, quando se trabalha com o que ama e sempre sonhou, o trabalho é em dobro, sem dia nem hora. Mas a liberdade é recompensadora.

 

  • A Vida e a História de Madame C. J. Walker


Sinônimo de empreendedorismo e coragem, a série retrata a história de Madame C. J. Walker, mulher, negra, americana e a primeira a se tornar milionária por conta própria. Filha de ex-escravos, trabalhou duro para sair do campo, casou-se muito nova e no mesmo casamento teve sua única filha. Ficou viúva muito nova e trabalhou arduamente como lavadeira até iniciar sua jornada empreendedora.

Após testar infinitos produtos para uma dura crise capilar que teve de suportar, Madame entendeu que ela mesma poderia melhorar os produtos existentes, criar a sua linha e ajudar milhares de outras mulheres que sofriam assim como ela. Ela enxergou o mercado, sabia das dores das suas consumidoras e colocou em se propôs a ajuda-las. 
Sua jornada foi através de muita luta, infinitos nãos e muita falta de espaço numa sociedade tão fechada às mulheres, ainda mais no início dos anos 1900.

Sempre tentando ganhar seu espaço,  Madame batia de frente contra homens negros e brancos, numa sociedade totalmente patriarcal e defendendo, principalmente, os direitos das mulheres negras Sempre militou a favor do incentivo à cultura e ao estudo, tanto que, após empregar milhares de negros por todos país, ainda assim incentivava os estudos e pesquisas relacionados a área da beleza, para melhorar a qualidade de vida das mulheres da sua sociedade.

Segundo Mandade: – “Não há um caminho real para o sucesso. E se existe, não o encontrei. Pois, se consegui alguma coisa na vida, é porque tenho estado disposto a trabalhar arduamente.”

Essa série, além de trazer a tona a força do empreendedorismo e de acreditar em si, reforça o quanto as mulheres conseguem, sim, ganhar seu espaço em meio a uma sociedade que tanto tenta nos limitar até os dias atuais. Acredite em você, girl!

  • Coisa mais linda

Uma série brasileira que aborda o feminismo em meados do final da década de 50 e começo da década de 60, época esta que já era presente a luta das mulheres pelo seu espaço e igualdade na sociedade. Um período onde a predominância patriarcal norteava a sociedade. “”Coisa mais linda”” traz como estrela principal Maria Luiza (Malu), uma mulher empoderada, mãe, dona de si e muito a frente do seu tempo.

Malu é uma paulista que viaja ao Rio de Janeiro para conhecer o lugar onde supostamente seu marido iria abrir um restaurante de luxo, e chegando lá descobre que o mesmo fugiu com seu dinheiro, deixando a família em um prédio abandonado. Malu inconformada com a situação, arregaça as mangas e decidi abrir o lugar tornando-o uma casa de bossa nova.

Lá mesmo, conhece outras mulheres que buscam e lutam por seus sonhos, e esta união rende nada mais nada menos que uma bela amizade, momentos engraçados, dramas, amor e muita história. Imperdível!

Instagram lança hoje, 11 de maio, novo Sticker de apoio ao comércio local

 

Em meio à Pandemia do COVID-19, o Instagram vem lançando uma série de iniciativas de apoio e conscientização frente ao cenário atual.

E nesta segunda-feira, dia 11 de maio de 2020, a plataforma acerta mais uma vez ao lançarem o Sticker de “Apoie as Pequenas Empresas”, uma atitude super bacana de suporte aos microempreendedores de pequenas e grandes cidades, porque milhares de empreendedores estão sofrendo pela queda na lucratividade por causa da crise atual e essa ação da plataforma é um incentivo para não desistirem, ao contrário, investirem cada vez mais no digital.

Ah, e mesmo que você não seja microempreendedor ou que não tenha um serviço local, indique quem tenha. É muito importante para quem está começando ou está na caminhada. 😉

• Obs: a nova função está sendo lançada aos poucos para usuários dos sistemas IOS e Android. Se você ainda não recebeu, não se preocupe, em breve será disponibilizado a todos. E se você já foi agraciado com a nova função, se liga nas imagens abaixo que tem um passo a passo de como incluir o Sticker no seu story. 🙂

 

Gostaram desse conteúdo? Comenta aqui embaixo que nós vamos amar seu feedback!

 

 

 

 

Entenda porque você deve ser Multiplataformas

Primeiro de tudo, como você quer que a sua empresa seja lembrada? Por ser um perfil no Instagram ou por ter um histórico, uma presença no digital tão forte que seria impossível não lembrar da sua empresa?

A sua marca precisa ser encontrada, ESTAR NO MERCADO. Você não será lembrado se estiver apenas em uma ou duas redes sociais, pois cada uma tem sua importância e entender a funcionalidade delas é essencial para você planejar e criar uma estratégia fod* de autoridade.

Então, bora descobrir as principais plataformas e por que você deve ter seu perfil nelas.

Site

O seu histórico de busca e arquivo digital

Primeiro de tudo o site é o seu histórico, toda a sua história, todo o seu currículo, tudo que você faz, o site é o que você É! Nele, você tem o seu espaço e no seu espaço quem manda é você!

Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado hoje na internet. O principal canal de busca que uma pessoa usa quando está curiosa sobre qualquer assunto é o Google. E se essa pessoa estiver curiosa sobre seu nicho ou sua empresa, não será diferente” – Resultados Digitais.

Instagram

Hoje, o Instagram é a principal rede social de interação, mas há alguns anos outras redes também eram tão importantes quanto, como Facebook e Orkut. No entanto, não há de se negar que a plataforma é extremamente significativa no quesito estilo de vida, influência, vendas online, informações. Além disso, o Instagram é uma rede de RELACIONAMENTO, portanto, dá-se muito valor para a troca entre pessoas.

Sem dúvidas, o Instagram é uma das plataformas mais importantes para se estar presente, compartilhar e consumir tudo que ela oferece. No mundo já são mais de 1 BILHÃO (isso mesmo) de usuários, sendo o Brasil um dos países que possuem maior índice de uso com mais de 69 milhões de usuários.

Pinterest

Dê significado para o universo da sua marca

O Pinterest se encontra no momento antes do cliente comprar, ou seja, essa plataforma é voltada para pesquisa de referência. Se você é uma empresa minimamente visual: salão de cabeleireiro, empresa de construção civil, estúdio de tatuagem, agência digital, academia, entre outras, você pode ter um perfil no Pinterest. Todos os segmentos são importantes para alimentar sua audiência visualmente e com isso criar sua autoridade na plataforma.

Porque estar no Pinterest? Além de ser um mundo visual da empresa e suas inspirações, o Pinterest permite que você compartilhe materiais de outras plataformas, seja ela site ou Instagram. Tudo que você publica nas outras redes sociais podem ser compartilhadas no Pinterest, ou seja, você também direciona as pessoas para suas redes sociais.

Twitter

Tudo que acontece no mundo é divulgado no Twitter de forma muito rápida

Por que estar no Twitter? É uma plataforma extremamente engajada e que necessita de muito dinamismo para se relacionar ou até mesmo saber das notícias do dia. Tudo acontece numa velocidade incrível, portanto, utilize-a como forma de pesquisa, relacionamento, exposição de opinião, construção da linguagem da marca, referência de frase, insights e memes.

No Twitter você também pode compartilhar seus conteúdos de outras redes sociais e iniciar uma discussão.

Behance (Adobe)

Muito utilizado por artistas e designers gráficos

Porque estar no Behance? Se você é design, artista plástico, trabalha com arte ou se interessa pelo assunto, o Behance é mais uma plataforma para você explorar, pois ele é uma rede de divulgação de materiais gráficos. É a sua rede social de portfólio online. Você pode alimentar com suas artes e “também funciona como uma rede social onde é possível curtir as suas publicações prediletas e interagir com outros usuários. Ele também ajuda a encontrar vagas de emprego em sua área ao mesmo tempo, em que mostra suas criações para os contratantes” – Canal Tech.

Linkedin 

O Linkedin é uma rede social voltada à cultura de marca

Ela é muito utilizada por empresas para expor vagas e também para fomentar a cultura da empresa por meio de artigos, posts institucionais, posicionamento, entre outros. Desenvolvida para mostrar a cultura da sua empresa para outras empresas e pessoas.

Com a chegada do marketing de conteúdo para as plataformas, as empresas também têm explorado isso para divulgar trabalhos internos e externos, seus produtos, artigos relacionados ao meio que atuam e relacionamento.

Para pessoas ela serve como um currículo online, onde você alimenta conforme suas experiências e qualificações. No LinkedIn, você tem que criar conteúdo que prove que você ou sua marca é fod* e diferente das outras.

Atualmente o Linkedin conta com mais de 500 milhões de usuário pelo mundo e no Brasil já chega a marca de 29 milhões.

WhatsApp Business

Canal de comunicação com o cliente

Possui a base do Whatsapp mas com recursos que facilitam o contato comercial com seus clientes; como respostas automáticas, catálogo de produtos, etiquetas nomeadas de acordo com suas necessidades e horário de funcionamento. Na primeira versão apenas usuários de Android tinham acesso, porém recentemente foi criada a versão para IOS, e é possível utilizar a versão pessoal e comercial no mesmo aparelho.

Youtube

Plataforma de vídeos, utilizada em todo o mundo por mais de 2 bilhões de pessoas

Muito utilizada nas estratégias de marketing, o YouTube pode ser uma plataforma de entretenimento, anúncios para sua empresa ou mais um vínculo direto com seus amigos e clientes – desde que seu conteúdo resolva a dor deles. Por se tratar de vídeos, os conteúdos nesta plataforma tendem a ter um grande engajamento.

Diferente do IGTV do Instagram, o YouTube permite vídeos mais densos, elaborados e com uma duração maior.

Spotify 

Plataforma de streaming de músicas, podcasts e vídeos

O aplicativo vem crescendo cada vez mais, ainda mais com a chegada dos podcasts e seu consumo de fácil acesso, aproximando cada vez mais canais e artistas dos usuários.

Você, como pessoa ou empresa pode criar podcasts que interessam sua audiência ou mesmo criar playlist relacionada ao seu universo de atuação. Exemplo: se a sua empresa é um estúdio de tatuagem, qual o gênero musical que se enquadra no seu perfil? Quais são suas bandas ou artistas preferidos? Crie uma playlist relacionada ao seu universo. Se você é uma agência, crie playlist de home office, mood, inspirações, etc.

O Spotify também pode ser utilizado de forma offline e hoje é a plataforma do seguimento mais utilizada no mundo.

TikTok

Diversão, interação, criatividade e alto índice de engajamento.

Rede Social desenvolvida para criar, compartilhar e se envolver por meio de vídeos curtos (15 a 60 segundos); dublagens musicais ou de personagens; danças; cenas, entre outros. Atualmente, a rede possui mais de 100 milhões de usuários.

No TikTok você pode ousar e ir muito além. Com uma pegada mais divertida, sua marca pode se beneficiar dessa plataforma, pois é uma maneira de você expor a personalidade da mesma. Podendo, assim, atrair um público jovem e fiel, se esse for o seu posicionamento. 🙂

Telegram

Canal de aproximação e confiança

O Telegram é uma rede sensacional para fidelizar pessoas e clientes. Nele, você pode criar o seu canal de comunicação com a sua audiência e alimentar essa relação, mantendo-os bem próximos a você.

Mas você deve estar se perguntando qual a diferença do Telegram para o WhatsApp, né? Eu te respondo! O Telegram permite que você coloque milhares de pessoas em um grupo, o WhatsApp não. O Telegram possui uma segurança de dados muito superior ao concorrente, ninguém vê o número do seu celular mesmo você estando em um grupo com milhares de pessoas. Você também pode agendar disparo de mensagens, vídeos e áudios.

E aí, o que acharam desse conteúdo? Comente e compartilhe conosco também em quais plataformas vocês já estão e que mais se identificam? E claro, continue nos acompanhando por aqui e pelas nossas redes sociais 🙂

Abrace as múltiplas formas de amor

?22 de maio | Dia Mundial do Abraço

Ah, o abraço!

Quem não gostaria de morar em um abraço?

Pois se abrace muito, abrace quem está em quarenta com você, abrece seu dogunho, seu gatinho…apenas abrace. Abrace tanto a ponto de sentir-se sufocado pelo carinho, aconchego e amor.

Abrace e sinta-se abraçado virtualmente também. Faça uma chamada de vídeo com amigos, parentes e pessoas queridas. Transmita carinho e conforto além do toque.

E lembre-se, abrace, sempre, as múltiplas formas de amor ?.

Com carinho,
Doopla.

Ferramentas que ajudam na organização do dia a dia

Sabe quando a gente tem um monte de ideia legal, mas na hora de organizar e colocar em prática da um bug? ? Sabemos muito bem o que é isso rs. Depois de quebrar a cara com a falta de organização, começarmos a utilizar ferramentas que foram a salvação das nossas vidas, aliás, das nossas ideias ?.

Então se liga nas ferramentas que a gente selecionou que podem te ajudar também!

✅Ferramentas Google

As ferramentas do Google sem dúvidas são as nossas melhores aliadas atualmente, pois das cinco ferramentas que utilizamos, quatro são dele.

?Agenda Google: ajuda-nos a organizar nossos horários de trabalho, reuniões com clientes, compromissos internos e externos. A Agenda do Google um calendário é compartilhável com nossa equipe (que pode adicionar/editar compromissos). Ele facilita nossa visualização como todo, principalmente para o que temos na semana/mês.

?Google Drive: Ele é um armazenamento on-line que, sinceramente salva nossa vida por aqui. O Drive nos ajuda com toda a parte de organização dos nossos documentos, artes, planilhas e tudo que possa ser armazenada lá. É de grande utilidade, pois permite que possamos também compartilhar as pastas e arquivos com nossos clientes, de acordo com as necessidades de cada. Por ser online temos o acesso via celular ou computador, seja de onde for e nos mantém sempre integradas e organizadas.

?Google Keep: É um aplicativo que serve para anotações rápidas (tipo post-it), que podem ser partilhadas no Google Drive e acessado do desktop ou celular. Ele é muito útil anotar ideias em tópicos e principalmente aquelas que surgem do nada na madrugada ?.

?Planilhas Google: Como todo profissional que trabalha com planejamento e preza uma boa organização, aqui temos as rainhas loucas das planilhas, hahah.
Não conseguimos viver sem essa ferramenta e com certeza é a que mais utilizamos. Poder gerar planilhas para absolutamente tudo que precisamos, facilita e muito nosso dia a dia e isso vai desde status de trabalho de cada uma, até planejamento estratégico para nossos clientes, planilhas editoriais, planilhas de programação de conteúdos e assim por diante.

E sabe o que é melhor? Você pode editar on-line (em tempo real) com seus colegas em diferentes computadores ou celular.
Pensou em algo, planilha que vai.

? Trello: Ele é o nosso xodó! O Trello permite que sejam criados quadros de acordo com o projeto, tarefas e planejamento da empresa/equipe, por exemplo, quem trabalha com criação de conteúdos, pode criar dento dos quadros, listas de acordo com a ordem de trabalho: Ideia > Criar > Aprovado > Agendar > Postado, e o melhor de tudo é que dentro de cada quadro pode ser inserido todas as pessoas envolvidas naquela demanda, e cada uma consegue ir executando sua parte sem interferir nos demais. O método utilizado por ele é o Kanban.

 

E vocês, já usam alguma dessas ferramentas? Conta pra gente!

Bloqueio criativo. E agora?

Um dos grandes dilemas de quem trabalha com criação sem dúvidas é o famoso “bloqueio criativo”, e quando isso acontece não sabemos como lidar nem tão pouco como nos permitir a ter estes momentos para enfim superá-los.

Mas afinal, o que de fato é um bloqueio criativo? 

Primeiro queremos explicar que não é porque você trabalha com criação que precisa estar e ser criativo o tempo todo. O bloqueio criativo surge quando estamos precisando criar, e ao tentar desenvolver uma ideia a inspiração sai para passear rs; qualquer distração boba fica interessante e nos deparamos com os seguintes dilemas: “não consigo desenvolver”, “‘acabou minha criatividade”, “‘está faltando inspiração”. Neste momento procrastinamos e nos auto-cobramos de forma desnecessária para sermos produtivos num período que estamos bloqueados e improdutivos.

O bloqueio criativo também pode surgir exatamente pela auto-cobrança em excesso; estresse; cansaço, busca pela perfeição (ELA NÃO EXISTE MEUS CAROS), tornando-se quase uma auto-tortura.

E como fazer quando surgir/estar em momentos assim?

Procure relaxar! Se você não consegue estar focado na atividade, busque referências de trabalho; leia algo, assista um filme, olhe para o seu cotidiano e tente absorver comportamentos, gostos, gestos que te inspiram a criar; então, talvez nessas simples atitudes você consiga se libertar do bloqueio criativo.

Tão importante quanto ter um “olhar fora da caixa” é pensar em como você vai executar a criação; portanto, neste contexto pode ser aplicada a técnica de POMODORO, que trabalha num tempo constante e faz você ter pausas ao longo do dia (normalmente uma constância de 60 a 90 minutos com pausas de 10 ou 15 minutos). “A proposta é que você cronometre e foque totalmente no que está executando até que chegue o momento de sua pausa” – Tudo sobre pós.

Algumas pessoas aderem este formato e dizem ficar muito mais dispostas e criativas fazendo estas pequenas pausas ao longo do dia, tornando assim seu processo de criação mais fácil por conta das “‘pausas mentais”. Mas não se esqueça que essas pausas são para te gerar mais produtividade e não fazer com que você perca o dia.

Conta aqui pra gente, já sofreu alguma vez com bloqueio criativo? Como lida com isso? Tem alguma técnica para compartilhar conosco? Conte-nos tu-do!

Curtiu nosso conteúdo? Comente aqui e envie esse post para os amigos que possam estar sofrendo com estes bloqueios e precisando de uma ajudinha em como lidar com isso! 🙂

Como definir o seu nicho? A gente te explica!

❗️Parece difícil, mas não é! Só é um pouquinho trabalhoso encontrar o seu nicho de maneira certa rs!❗️

?Muitos empreendedores se lançam no mercado sem nenhum planejamento ou estudo e isso é bem complicado, pois as chances de se depararem com muito mais desafios é enorme ?.
E para ajudar na sua jornada, elaboramos esse post com 6 passos ? para você definir o seu nicho e começar a rentabilizar a sua marca.

?? Vamos aos tópicos:

? 1 – Identificação

É importante você listar aquilo que você gosta de fazer, seus hobbies, motivações, inspirações e tudo aquilo que você tem facilidade em fazer. Além de identificar no que você é bom.

? 2 – De olho nas tendências do mercado

Além de você identificar suas aptidões é importante que você saiba o que está acontecendo no mundo e no mercado para acompanhar as tendências e novidades, principalmente da sua área. O Google Trends, por exemplo, te ajuda a conhecer assuntos que estão em alta. Você consegue fazer a sua busca ? de acordo com o que você deseja saber e isso pode te dar um norte sobre o seu nicho.

? 3 – Parta para a pesquisa

Equipe pesquisando

Pesquise se o que quer fazer é rentável ?, se tem público a fim de comprar o que quer comercializar. Procure comercializar algo em que a oferta é menor que a procura. Neste caso, você também pode utilizar uma ferramenta do Google chamada Google Keyword Planner (busca de palavras-chave).

Pesquise também como você pode fazer para comercializar seu serviço ou produto na internet. ??Uma empresa que não está on-line ela não está em nenhum lugar.??

 

? 4 – Conheça o seu público

Conheça TUDO sobre o seu público; quem ele é; o que faz; como se comunica; como consome o serviço ou produto que você quer oferecer; qual a sua rotina, suas preferências; etc. Seja o melhor amigo do seu público.
Pense ? em quais problemas você pode resolver para o seu cliente. Se colocando sempre no lugar dele em primeiro lugar.

⚡️ 5 – Estude a concorrência

Estudar a concorrência é uma ótima estratégia para você observar o que estão fazendo e criar algo diferente. Veja como seus concorrentes se comportam on-line e off-line; como tratam o cliente; quais são suas brechas; o que eles estão fazendo que você pode E DEVE fazer diferente.

? 6 – Teste

E TESTE! Se você não testar e partir logo para a venda pode dar ruim. Primeiro lance um protótipo ou ofereça gratuitamente o seu serviço e deixe as pessoas avaliarem. Para isso, realize uma pesquisa com essas pessoas, com pontos positivos, pontos que podem ser melhorados e se o seu produto ou serviço atendeu a expectativas daquelas pessoas, se solucionou algum problema que elas tinham.
Além de todos esses passos, é extremamente também você se aperfeiçoar na área em que deseja atuar. Faça cursos, especializações, aplique o que aprender nos cursos e NUNCA pare de estudar ??. O mercado muda constantemente e é importante você ficar ligado (a) nisso!

⚡️⚡️E aí, já encontrou o seu nicho ou está realizando alguma dessas etapas?

Como sair da zona de conforto e tomar atitude?

?ZONA DE CONFORTO?, oh lugarzinho gostoso de ficar não é mesmo?

Vocês sabiam que a zona de conforto tem suas fases? Como assim Doopla? ?É isso mesmo manas, continue lendo e no final quero que me diga em qual fase você está e aonde quer chegar, combinado?

FASE 1: ZONA DE CONFORTO:

Aquele lugar quentinho e confortável como colo de mãe! Aí está tão bom que você quer ficar, estou certa? Mas deixa eu te contar um segredinho, ??você não vai chegar a lugar algum se ficar nesse aconchego todo, minha amig@. Bora sacudir essa vida empreendedora. Se você não se mexer, ninguém mexe por você!

FASE 2: ZONA DO MEDO:

Você entendeu que precisa e já deu o primeiro passo pra fora da caixinha , o grande desafio agora é encarar seus medos (por mais que pareçam bobos e pequenos, se tornam a maior tortura da sua vida). Mas calma, analisa, reúne toda a sua força e ❗️VAI COMO MEDO MESMO❗️ Pois só encarando ele, acreditando em si mesma e sabendo aonde quer chegar é que conseguirá passar para a próxima etapa ?. E lembre-se: não se importe com o que os outros vão pensar. Porque nessa etapa você está muito ligada aos outros e ao medo do julgamento. Ninguém sabe das suas batalhas, do seu potencial e do quanto você é foda. Isso SÓ VOCÊ pode mostrar! SE JOGA.

 

FASE 3: ZONA DE APRENDIZADO:

EBAAA ?, olha você aqui depois de ter superado as fases 1 e 2. Não poderia estar mais orgulhosa de si, pois as etapas mais difíceis já foram superadas! ?? E deixa eu te contar um segredo – AGORA GRANDES TRANSFORAMAÇÕES VÃO ACONTECER NA SUA VIDA ?, e sabe por quê? Porque é uma transformação mental, daquela que vai fazer você se sentir como um foguete ? pronto para ser lançado; irá buscar conhecimento, testar suas ideias e seus aprendizados como nunca antes. AVISO: Saiba filtrar os aprendizados para não se perder no caminho diante de tanta informação. Seja resiliente e não perca seu foco.

?? FASE 4: ZONA DA CONQUISTA:

Aqui você finalmente conquistou seus objetivos! ? . Superar todas as fases, seguir em frente e não desistir te trouxe até aqui e hoje você está desfrutando daquilo que sempre quis e sonhou.

E aí, está em qual fase? E o que já aprendeu até aqui?

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