Entenda porque você deve ser Multiplataformas

Primeiro de tudo, como você quer que a sua empresa seja lembrada? Por ser um perfil no Instagram ou por ter um histórico, uma presença no digital tão forte que seria impossível não lembrar da sua empresa?

A sua marca precisa ser encontrada, ESTAR NO MERCADO. Você não será lembrado se estiver apenas em uma ou duas redes sociais, pois cada uma tem sua importância e entender a funcionalidade delas é essencial para você planejar e criar uma estratégia fod* de autoridade.

Então, bora descobrir as principais plataformas e por que você deve ter seu perfil nelas.

Site

O seu histórico de busca e arquivo digital

Primeiro de tudo o site é o seu histórico, toda a sua história, todo o seu currículo, tudo que você faz, o site é o que você É! Nele, você tem o seu espaço e no seu espaço quem manda é você!

Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado hoje na internet. O principal canal de busca que uma pessoa usa quando está curiosa sobre qualquer assunto é o Google. E se essa pessoa estiver curiosa sobre seu nicho ou sua empresa, não será diferente” – Resultados Digitais.

Instagram

Hoje, o Instagram é a principal rede social de interação, mas há alguns anos outras redes também eram tão importantes quanto, como Facebook e Orkut. No entanto, não há de se negar que a plataforma é extremamente significativa no quesito estilo de vida, influência, vendas online, informações. Além disso, o Instagram é uma rede de RELACIONAMENTO, portanto, dá-se muito valor para a troca entre pessoas.

Sem dúvidas, o Instagram é uma das plataformas mais importantes para se estar presente, compartilhar e consumir tudo que ela oferece. No mundo já são mais de 1 BILHÃO (isso mesmo) de usuários, sendo o Brasil um dos países que possuem maior índice de uso com mais de 69 milhões de usuários.

Pinterest

Dê significado para o universo da sua marca

O Pinterest se encontra no momento antes do cliente comprar, ou seja, essa plataforma é voltada para pesquisa de referência. Se você é uma empresa minimamente visual: salão de cabeleireiro, empresa de construção civil, estúdio de tatuagem, agência digital, academia, entre outras, você pode ter um perfil no Pinterest. Todos os segmentos são importantes para alimentar sua audiência visualmente e com isso criar sua autoridade na plataforma.

Porque estar no Pinterest? Além de ser um mundo visual da empresa e suas inspirações, o Pinterest permite que você compartilhe materiais de outras plataformas, seja ela site ou Instagram. Tudo que você publica nas outras redes sociais podem ser compartilhadas no Pinterest, ou seja, você também direciona as pessoas para suas redes sociais.

Twitter

Tudo que acontece no mundo é divulgado no Twitter de forma muito rápida

Por que estar no Twitter? É uma plataforma extremamente engajada e que necessita de muito dinamismo para se relacionar ou até mesmo saber das notícias do dia. Tudo acontece numa velocidade incrível, portanto, utilize-a como forma de pesquisa, relacionamento, exposição de opinião, construção da linguagem da marca, referência de frase, insights e memes.

No Twitter você também pode compartilhar seus conteúdos de outras redes sociais e iniciar uma discussão.

Behance (Adobe)

Muito utilizado por artistas e designers gráficos

Porque estar no Behance? Se você é design, artista plástico, trabalha com arte ou se interessa pelo assunto, o Behance é mais uma plataforma para você explorar, pois ele é uma rede de divulgação de materiais gráficos. É a sua rede social de portfólio online. Você pode alimentar com suas artes e “também funciona como uma rede social onde é possível curtir as suas publicações prediletas e interagir com outros usuários. Ele também ajuda a encontrar vagas de emprego em sua área ao mesmo tempo, em que mostra suas criações para os contratantes” – Canal Tech.

Linkedin 

O Linkedin é uma rede social voltada à cultura de marca

Ela é muito utilizada por empresas para expor vagas e também para fomentar a cultura da empresa por meio de artigos, posts institucionais, posicionamento, entre outros. Desenvolvida para mostrar a cultura da sua empresa para outras empresas e pessoas.

Com a chegada do marketing de conteúdo para as plataformas, as empresas também têm explorado isso para divulgar trabalhos internos e externos, seus produtos, artigos relacionados ao meio que atuam e relacionamento.

Para pessoas ela serve como um currículo online, onde você alimenta conforme suas experiências e qualificações. No LinkedIn, você tem que criar conteúdo que prove que você ou sua marca é fod* e diferente das outras.

Atualmente o Linkedin conta com mais de 500 milhões de usuário pelo mundo e no Brasil já chega a marca de 29 milhões.

WhatsApp Business

Canal de comunicação com o cliente

Possui a base do Whatsapp mas com recursos que facilitam o contato comercial com seus clientes; como respostas automáticas, catálogo de produtos, etiquetas nomeadas de acordo com suas necessidades e horário de funcionamento. Na primeira versão apenas usuários de Android tinham acesso, porém recentemente foi criada a versão para IOS, e é possível utilizar a versão pessoal e comercial no mesmo aparelho.

Youtube

Plataforma de vídeos, utilizada em todo o mundo por mais de 2 bilhões de pessoas

Muito utilizada nas estratégias de marketing, o YouTube pode ser uma plataforma de entretenimento, anúncios para sua empresa ou mais um vínculo direto com seus amigos e clientes – desde que seu conteúdo resolva a dor deles. Por se tratar de vídeos, os conteúdos nesta plataforma tendem a ter um grande engajamento.

Diferente do IGTV do Instagram, o YouTube permite vídeos mais densos, elaborados e com uma duração maior.

Spotify 

Plataforma de streaming de músicas, podcasts e vídeos

O aplicativo vem crescendo cada vez mais, ainda mais com a chegada dos podcasts e seu consumo de fácil acesso, aproximando cada vez mais canais e artistas dos usuários.

Você, como pessoa ou empresa pode criar podcasts que interessam sua audiência ou mesmo criar playlist relacionada ao seu universo de atuação. Exemplo: se a sua empresa é um estúdio de tatuagem, qual o gênero musical que se enquadra no seu perfil? Quais são suas bandas ou artistas preferidos? Crie uma playlist relacionada ao seu universo. Se você é uma agência, crie playlist de home office, mood, inspirações, etc.

O Spotify também pode ser utilizado de forma offline e hoje é a plataforma do seguimento mais utilizada no mundo.

TikTok

Diversão, interação, criatividade e alto índice de engajamento.

Rede Social desenvolvida para criar, compartilhar e se envolver por meio de vídeos curtos (15 a 60 segundos); dublagens musicais ou de personagens; danças; cenas, entre outros. Atualmente, a rede possui mais de 100 milhões de usuários.

No TikTok você pode ousar e ir muito além. Com uma pegada mais divertida, sua marca pode se beneficiar dessa plataforma, pois é uma maneira de você expor a personalidade da mesma. Podendo, assim, atrair um público jovem e fiel, se esse for o seu posicionamento. 🙂

Telegram

Canal de aproximação e confiança

O Telegram é uma rede sensacional para fidelizar pessoas e clientes. Nele, você pode criar o seu canal de comunicação com a sua audiência e alimentar essa relação, mantendo-os bem próximos a você.

Mas você deve estar se perguntando qual a diferença do Telegram para o WhatsApp, né? Eu te respondo! O Telegram permite que você coloque milhares de pessoas em um grupo, o WhatsApp não. O Telegram possui uma segurança de dados muito superior ao concorrente, ninguém vê o número do seu celular mesmo você estando em um grupo com milhares de pessoas. Você também pode agendar disparo de mensagens, vídeos e áudios.

E aí, o que acharam desse conteúdo? Comente e compartilhe conosco também em quais plataformas vocês já estão e que mais se identificam? E claro, continue nos acompanhando por aqui e pelas nossas redes sociais 🙂

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